Vacinação contra gripe continua até o término dos estoques

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Embora a campanha nacional esteja prevista para terminar nesta quarta-feira, 31, Porto Alegre manterá a vacinação contra gripe para todas as pessoas com seis meses ou mais enquanto houver doses disponíveis do imunizante. 

Segundo dados do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, extraídos na terça-feira, 30, foram administradas na cidade 316.051 doses da vacina. O montante corresponde a uma cobertura de 44% da meta alcançada até o momento. O maior percentual está entre os idosos (50,5%).

Se considerados apenas os grupos prioritários (crianças entre seis meses e menos de seis anos, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores), o percentual fica em 41%. O ideal é alcançar 90% para proteger a população contra as complicações causadas pelos vírus Influenza. A vacina protege contra os vírus influenza A (H3N2 e H1N1) e B.

A estimativa da Secretaria Estadual da Saúde é de aumento de casos de influenza A neste ano. A partir da administração da vacina, o organismo necessita de 15 dias para criar os anticorpos necessários para garantir a proteção contra os vírus. As vacinas contra Covid-19 e gripe podem ser feitas no mesmo dia, pois não há contraindicação para serem aplicadas de forma concomitante nos públicos aptos a receber as doses. Todas as unidades de saúde aplicam o imunizante (veja aqui os endereços).

Texto: Patrícia Coelho
Edição: Andrea Brasil
Foto: Cristine Rochol/PMPA