Aumento alarmante de casos de dengue em Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Porto Alegre enfrenta um aumento significativo nos casos de dengue em 2024. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado nesta terça-feira (20), a cidade registrou 141 casos confirmados da doença este ano.

Isso representa um aumento alarmante de 781% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados apenas 16 casos.

Entre 11 e 17 de fevereiro, foram confirmados 32 novos casos, comparados a apenas 10 casos no mesmo período de 2023. A semana com o maior número de contaminações em 2024 até agora foi a semana 6, entre 4 e 10 de fevereiro, com 48 novos pacientes.

Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde da capital gaúcha, dos casos confirmados, 106 foram considerados autóctones (contraídos na cidade), 27 foram importados (infecção fora da cidade) e oito ainda não tiveram o local de infecção determinado.

Mais de metade dos casos ocorreram em mulheres (54,8%), e a faixa etária mais afetada foi a dos 21 aos 30 anos, com 24,3%. Os principais sintomas relatados pelos pacientes foram febre (95,7%), dor no corpo (82,9%) e dor de cabeça (82,2%).

Apesar do aumento nos casos, houve uma redução no número de bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti considerados de nível crítico, que passou de 46 para 38 de uma semana para outra. Quatro bairros apresentam nível satisfatório de infestação.

A população é incentivada a adotar medidas preventivas, como eliminar criadouros do mosquito, usar repelente e procurar ajuda médica ao apresentar sintomas da doença. O combate à dengue é uma responsabilidade de todos, e a conscientização é fundamental para evitar a propagação do vírus.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DENGUE 03/2024

A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando a situação e tomando medidas para controlar a disseminação da dengue em Porto Alegre.

Nível de infestação entre 11 e 17 de fevereiro de 2024:
Crítico: Aparício Borges, Azenha, Auxiliadora, Bela Vista, Boa Vista, Bom Jesus, Camaquã, Cavalhada, Chácara das Pedras, Cidade Baixa, Glória, Higienópolis, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Europa, Jardim Leopoldina, Jardim Lindóia, Mário Quintana, Medianeira, Menino Deus, Mont’Serrat, Nonoai, Parque Santa Fé, Partenon, Passo da Areia, Passo das Pedras, Petrópolis, Rubem Berta, Santa Tereza, Santana, São Sebastião, Sarandi, Três Figueiras, Tristeza, Vila Ipiranga, Vila Jardim e Vila Nova.
Alerta: Costa e Silva, Jardim Itu, Santo Antônio e Teresópolis.
Moderado: Jardim Sabará.
Satisfatório: Vila João Pessoa, Vila São José e Santa Rosa de Lima

Fotos: Pedro Piegas / PMPA